Agentes Comunitários de Saúde buscam apoio na Câmara de Torres por melhores condições de trabalho 2mxj

Dentre as demandas, está a revisão do cálculo dos salários das ACS, pois o pagamento é complementado para atingir os dois salários mínimos reados pelo governo federal 5mc4w

24 de maio de 2025

Na manhã do dia 13 de maio, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Torres se reuniram com os vereadores Moisés Trisch e Igor Beretta na Câmara Municipal para apresentar uma série de reivindicações. Conforme informa a nota da assessoria da presidência da Casa Legislativa, “os profissionais buscam melhorias em suas condições de trabalho e o reconhecimento de seus direitos”.
A nota emitida pela Câmara encerra afirmando que Moisés Trisch e Igor Beretta se comprometeram a encaminhar as demandas ao Executivo Municipal e buscar alternativas para atender às necessidades dos ACS, reconhecendo a importância do trabalho desses profissionais na atenção primária à saúde”.

Principais Reivindicações:

* Incentivo Financeiro Adicional (IFA): Os ACS solicitaram apoio para o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), apresentando um modelo de lei baseado em outros municípios que já realizam o pagamento. A proposta foi protocolada na Procuradoria-Geral do Município (PGM) em fevereiro, mas ainda não obteve resposta.
* Revisão do Pagamento: Os agentes pedem a revisão do cálculo de seus salários, pois o pagamento é realizado com um valor base e um complemento para atingir os dois salários mínimos reados pelo governo federal. Isso impacta negativamente o cálculo de benefícios como triênios e férias.
* Uniformes: A entrega dos uniformes ainda não foi realizada.
* Reuniões com o Executivo: Apesar de reuniões realizadas com o executivo em fevereiro de 2025, não houve retorno sobre as demandas.
* Contratos: Apoio à renovação dos contratos das seis Agentes Comunitárias de Saúde contratadas, que enfrentam incertezas anuais sobre a continuidade de seus empregos.

Identificador Funcional de Agente (IFA) – Os ACS também solicitaram a disponibilização do Identificador Funcional de Agente (IFA), uma ferramenta pedagógica essencial para o processo de educação permanente, facilitando o aprendizado e a troca de experiências durante capacitações e encontros de formação.


Publicado em: Política






Veja Também 2jd3v





Links Patrocinados 403o1u