Na manhã do dia 13 de maio, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Torres se reuniram com os vereadores Moisés Trisch e Igor Beretta na Câmara Municipal para apresentar uma série de reivindicações. Conforme informa a nota da assessoria da presidência da Casa Legislativa, “os profissionais buscam melhorias em suas condições de trabalho e o reconhecimento de seus direitos”.
A nota emitida pela Câmara encerra afirmando que Moisés Trisch e Igor Beretta se comprometeram a encaminhar as demandas ao Executivo Municipal e buscar alternativas para atender às necessidades dos ACS, reconhecendo a importância do trabalho desses profissionais na atenção primária à saúde”.
Principais Reivindicações:
* Incentivo Financeiro Adicional (IFA): Os ACS solicitaram apoio para o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), apresentando um modelo de lei baseado em outros municípios que já realizam o pagamento. A proposta foi protocolada na Procuradoria-Geral do Município (PGM) em fevereiro, mas ainda não obteve resposta.
* Revisão do Pagamento: Os agentes pedem a revisão do cálculo de seus salários, pois o pagamento é realizado com um valor base e um complemento para atingir os dois salários mínimos reados pelo governo federal. Isso impacta negativamente o cálculo de benefícios como triênios e férias.
* Uniformes: A entrega dos uniformes ainda não foi realizada.
* Reuniões com o Executivo: Apesar de reuniões realizadas com o executivo em fevereiro de 2025, não houve retorno sobre as demandas.
* Contratos: Apoio à renovação dos contratos das seis Agentes Comunitárias de Saúde contratadas, que enfrentam incertezas anuais sobre a continuidade de seus empregos.
Identificador Funcional de Agente (IFA) – Os ACS também solicitaram a disponibilização do Identificador Funcional de Agente (IFA), uma ferramenta pedagógica essencial para o processo de educação permanente, facilitando o aprendizado e a troca de experiências durante capacitações e encontros de formação.