Na terça-feira (25 de março), o prefeito de Torres Delci Dimer, acompanhado do vice-prefeito, André Pozzi, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca, e do secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Guilherme Biasi, apresentou ao promotor da Vara da Infância e Adolescência, Marcelo Simões, o projeto de construção da nova Casa de Acolhimento do município. A iniciativa tem como objetivo garantir melhor atendimento, bem-estar e qualidade de vida aos usuários.
A nova unidade, que será construída em Torres, foi detalhada em reunião no Ministério Público, reforçando o compromisso da istração municipal com políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. O projeto busca oferecer estrutura adequada e um ambiente acolhedor para quem necessitar do serviço. Acompanharam a reunião o engenheiro, Rubem Machado, o arquiteto Rafael Fonseca, a diretora da Mulher, Débora Fernandes e a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), Renilda Capovilla.
O prefeito Delci Dimer destacou a importância da parceria com o Ministério Público para viabilizar a obra. “Esta casa representa um avanço na assistência social do nosso município, assegurando dignidade e apoio às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Sobre as Casas de Acolhimento
Os serviços de alta complexidade do SUAS atendem famílias e indivíduos em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos e estejam afastados temporariamente de seu núcleo familiar, com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.
Os principais objetivos dos serviços de acolhimento são: acolher e garantir proteção integral; prevenir o agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos; restabelecer vínculos familiares; possibilitar a convivência comunitária; promover o à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais; fortalecer a autonomia; promover o o a programações culturais, de lazer e esporte.