Políticas públicas e desafios da área educacional foram temas tratados entre a istração de Arroio do Sal, o poder Legislativo e os secretários de Educação representantes da AMLINORTE (Associação dos Municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul). A importante reunião foi sediada na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Vereadores, promovendo o fortalecimento da educação pública por meio da cooperação regional.
Em nome do município, o secretário de Educação, Jader Medeiros, recebeu os visitantes e o representante do Conselho Municipal de Educação, Luiz Fernando Borges, ao lado do presidente da Câmara, vereador Mateus Coelho. O encontro foi marcado por trocas de experiências entre os gestores e debateu demandas comuns da área educacional, como melhorias dos trabalhos pedagógicos, falta de profissionais nas instituições e a segurança escolar.
Inclusão escolar é priorizado por secretários
Entretanto, um dos temas centrais do encontro foi a inclusão escolar. Os secretários presentes ressaltaram a importância de ampliar o atendimento para os estudantes com deficiência ou outras necessidades específicas. Para isso, foram elencadas como soluções a formação continuada de professores e a adequação da estrutura física das escolas, o que garante a equidade no processo de ensino e aprendizagem.
“Foi um privilégio sediar a reunião. Os problemas de Arroio do Sal não são diferentes do que os outros municípios estão enfrentando. O encontro foi muito produtivo porque definimos estratégias para lidar com desafios e elencamos melhorias. Encontros como este são fundamentais para fortalecer relacionamentos e estar preparado para lidar com as demandas regionais”, diz o secretário. Visando otimizar os resultados de políticas federais na região, os representantes também compartilharam informações sobre a execução dos programas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Valorização dos atletas locais
Em um momento de valorização dos projetos esportivos implementados no município, os atletas e alunos da rede pública de Arroio do Sal também foram homenageados neste encontro. Os secretários da AMLINORTE puderam conhecer a trajetória e as conquistas dos talentos locais. Ezequiel Dias voltou recentemente da Sérvia, onde disputou os Jogos Mundiais Escolares 2025 pelo SUB-15 de atletismo. Já os alunos Mariah Bagatini e Samuel Rolian vem se destacando no cenário nacional do jiu-jitsu. Nos próximos dias, Mariah disputará de campeonato europeu na Itália e do Mundial em Dubai, mantendo o nome de Arroio do Sal presente no cenário esportivo internacional.