Na última quinta-feira (15 de maio), na Câmara de Vereadores de Torres, aconteceu uma audiência pública organizada pela Comissão de Esportes da Casa Legislativa e capitaneada pelo vereador Cláudio Freitas (Rep). O objetivo foi dar espaço público e compartilhado para que atletas e representantes de diversas áreas, moradores da cidade de Torres, tivessem chance de apresentar demandas em prol de seus esportes, e ao mesmo tempo sugerir apoios coletivos para que as modalidades pudessem se desenvolver mais.
Conforme nota emitida pela Câmara, “o encontro enfatizou a importância do diálogo e da transparência na formulação de políticas para o setor. E teve como objetivo, identificar desafios, articular propostas e fomentar parcerias que possam promover investimentos e melhorias para o esporte na cidade”.
Participação dos Representantes dos Segmentos Esportivos
A audiência contou com a participação ativa de diversos representantes ligados a diferentes segmentos esportivos, que apresentaram seus depoimentos e suas demandas. Foram elas:
Esporte Clube Mar Azul – Renilda Capovilla; Xtreme – Fisiculturismo – William Alves dos Santos; Associação Guarita Cambio Torres – Maria Eugênia G Rodrigues; Representante OAB Torres – Igor da Rosa Preussler; Grupo Realeza – Maria Angélica C Schmidt; Associação de Handboll – Luan Cardoso; Entidade Construindo Gigantes – Dionatan Santos Pacheco; Associação de Voo de Torres – Lobos do Ar/ATV – Miguel Euzébio da Silva; União Torrense de Skate – Guilherme Rosa Pereira; Atleta Jiu-Jitsu – Academia Gracie Barra – Rafaela Favero Bandeira; Karatê Torres – Gabriel Notti; Muay Thai – Kickbox – Sandro de Arrazão; Taekwondo – Júlio César Fernandes de Souza; ASCORT – Gisele Model Bandeira; ATHB – Associação Torrense de Handboll – Tiago da Silva Paranhos; Air Soft – Daniel Lummertz Teixeira; MARATORRES – ACTOR – Ícaro Menegotto; Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Diego Antônio Vieira Gomes;
Debate e Propostas
Durante a audiência foi constatado que algumas demandas acabam sendo padrão em Torres. Os presentes (e telespectadores da audiência) puderam assistir solicitações pontuais, que caracterizam uma a uma as especialidades desportivas. Entre estas, foram algumas das mais citadas:
- Ampliação e modernização de espaços: diversos participantes defenderam a importância de investir em infraestrutura, criando ambientes adequados e seguros para a prática dos esportes, desde modalidades de lutas até atividades de alto desempenho.
- Reutilização do Ginásio da Ulbra, atualmente sem condições de uso, além da possível disponibilização de mais um ginásio multiesportivo.
- Multiplicação e escalada de projetos idealizados e financiados pela Iniciativa privada como o MaraTorres, que possui a Associação dos Construtores de Torres como idealizadora e promotora e atende não só o esporte, mas também o turismo quando em suas edições.
- Disponibilização de um complexo esportivo (mesmo que simples) nas Praias do Sul, já que é sistêmico o alerta que muitas famílias tem optado por buscar morada na região e que, consequentemente, há a necessidade de disponibilizar área para a pratica principalmente para crianças e adolescentes, mas também para a terceira idade que lá opta por se aposentar.
- Acionamento e promoção do Conselho Municipal dos Esportes e principalmente do Fundo Municipal de Esportes, assim como apoio para que as entidades locais saibam se organizar para poderem optar por participação em editais, como os do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), por exemplo.
- Apoio da Prefeitura para a divulgação dos feitos dos desportistas que se destacam em torneios e campeonatos fora de Torres, visando por um lado a divulgação aos moradores e por outro a consequente sensação de pertencimento e orgulho de morar onde existem destaques conquistando taças e medalhas em nome do município.
- Disponibilização de ajuda pública para viabilização de participação de atletas em campeonatos fora de Torres, assim como de transporte (ônibus com motorista) para o deslocamento.
- Iniciativas de inclusão social: houve consenso de que o esporte é um excelente instrumento de inclusão, contribuindo para a transformação da realidade dos jovens e incentivando a formação de cidadãos mais comprometidos e saudáveis.
- Parcerias e transparência na gestão pública: os vereadores reforçaram o compromisso com a transparência e destacaram a importância de fomentar parcerias entre o setor público, instituições de ensino e a iniciativa privada para viabilizar projetos que beneficiem toda a comunidade.

O presidente da Câmara, vereador Igor Beretta, sinalizou que está sendo trabalhando, com a Ulbra e com a municipalidade, uma forma de retomar a disponibilização do Ginásio daquela universidade. Este ginásio foi construído em parceria com a prefeitura, na origem. Beretta também defendeu que o Fundo Municipal de Esporte deva ser retomado, assim como o apoio de transporte para a representação de desportistas fora da cidade. Disse que são assuntos que a Câmara em sua gestão irá reforçar apoios, porque acha que são temas já viáveis à curto prazo.