Audiência pública debateu soluções para infestação do maruim na região de Torres 54n2q

Buscando encontrar alternativas para diminuir a infestação do maruim (mosquito pólvora) a Assembleia Legislativa, através da proposição do deputado estadual Luciano Silveira, realizou audiência pública para discutir o tema nesta quinta-feira, dia 8, em Dom Pedro de Alcântara.  5c6m2

Diversos mosquitos maruim na mão de uma pessoa (FOTO de arquivo - FONTE: Prefeitura de São José SC)
9 de maio de 2025

Buscando encontrar alternativas para diminuir a infestação do maruim (mosquito pólvora) a Assembleia Legislativa, através da proposição do deputado estadual Luciano Silveira, realizou audiência pública para discutir o tema nesta quinta-feira, dia 8, em Dom Pedro de Alcântara.

O aumento do mosquito na região tem gerado transtorno e preocupações em municípios do Litoral Norte. A infestação tem causado prejuízos na parte econômica e também já é um grave caso de saúde pública, causando problemas alérgicos em crianças e adultos. Os maruins são atraídos por matéria orgânica em decomposição, o que torna os municípios com extensas áreas de cultivo, como os bananais da região, particularmente vulneráveis à proliferação.

O evento reuniu lideranças políticas da região, representantes sindicais e técnicos da saúde e agricultura.  Além de prefeitos e autoridades da região (e do Deputado Luciano Silveira), também esteve presente o deputado estadual Neri Carteiro.

Deputado, prefeitos e especialistas se manifestam

O deputado estadual Luciano Silveira destacou que a discussão do assunto deve ter continuidade, com a presença de técnicos, buscando construir soluções.  “Temos que discutir se já não é o momento de pensarmos em decretar situação de emergência nos municípios mais afetados. Esse é um problema de saúde pública, de meio ambiente e que tem afetado os municípios economicamente. Vamos seguir trabalhando para encontrar uma saída e resolver o problema do mosquito”, ressaltou o parlamentar.

Presente no encontro, a prefeita de Três Cachoeiras, Fabiana Leffa, destacou a importância do encontro como um espaço de diálogo e cooperação, onde foi possível compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para um problema que ultraa os limites de um único município.

O prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Alexandre Model, reforçou a importância da audiência pública para dar visibilidade ao problema e cobrar providências dos entes competentes. “Há mais de um ano buscamos alternativas para enfrentar o problema do maruim – inclusive estivemos em São João do Itaperiú em busca de soluções, mas, infelizmente, ainda não existe um produto eficaz e legalizado. Como prefeito, não posso adquirir um produto que não esteja regulamentado, mesmo com a pressão da comunidade. Precisamos provocar o Estado para que ele assuma esse protagonismo, junto aos técnicos e, se necessário, ao governo federal, buscando uma solução viável.

Durante a audiência, o biólogo Edmilson dos Santos, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), alertou que o maruim é um inseto resistente aos produtos utilizados atualmente em programas de combate a vetores, como a borrifação intradomiciliar e os biolarvicidas. “As técnicas disponíveis hoje não têm efeito sobre o maruim. Ele não responde a inseticidas convencionais nem a produtos biológicos como o BTI. Por isso, é necessário investir em estudos específicos sobre o comportamento e controle desse inseto”, afirmou. (Com informações de Dep. Luciano Silveira e Pref. Dom Pedro de Alcântara)

 

 


Publicado em: Política






Veja Também 2jd3v





Links Patrocinados 403o1u