O Vereador Tenora (MDB), de Torres formalizou uma Indicação pedindo que o prefeito e sua equipe realizem um estudo técnico para que melhore o fluxo de veículos na “rotatória” (como disse) situada na Av. José Bonifácio com a Rua Joaquim (e outras), além de sugerir que também seja dada uma visibilidade adequada do chafariz e da obra de arte do balão junto a essa rótula. Trata-se da chamada Rotula do Balão, planejada, implementada e implantada pelo Governo Carlos. Boa, vereador.
OPINIÃO – Estive falando com algumas pessoas que participaram do plano da “obra de arte” urbana para saber justamente o que se pretendia no lugar – se uma “rotatória” ou se uma rótula, coisas completamente diferentes, embora muitos motoristas não assim entendam. Não tive resposta. O que me disseram foi que o que foi planejado por uns, foi implementado diferentemente por outros… Mais um “filho japonês” …
Rotatória se trata de um círculo, onde o fluxo funciona no sentido anti-horário (para carros com direção no banco esquerdo como o Brasil e os EUA, por exemplo), onde o motorista pode adentrar a via circular quando há espaço no fluxo notado olhado para a ESQUERDA. Caso consiga espaço para entrar sem atrapalhar um veículo que está no fluxo esquerdo, entra e a a ter a preferência, ou seja, os carros que estão à sua frente para entrar só podem o fazer caso haja espaço para tal. Ou seja, a rotatória é uma PREFERENCIAL circular de mão única (com fluxo da esquerda para a direita) para quem já está nela.
Já a Rótula, não… Trata-se de um retorno que tem de respeitar vias preferenciais. E serve também para que seja uma esquina em vias que a am e que não são preferenciais, também, onde os motoristas têm que respeitar as preferenciais antes de usa-la para atravessar uma via. Ou seja: quem está na rótula nunca tem a preferência. O CONTRÁRIO DA ROTATÓRIA.
Sugiro que o governo de Torres decida, e defina institucionalmente, o que quer junto a obra de arte urbana simbolizando o balonismo, se uma rótula ou uma rotatória. Parece que queriam as duas coisa ao mesmo tempo, o que parece não ser possível, praticamente um Frankestein, embora estejamos em uma fase do mundo onde identidades difusas sejam reconhecidas e politicamente corretas de serem aceitas. Olho no lance… e na esquina, para não bater o carro ou ser atropelado(a).
SINALIZAÇÃO DA ESTRADA DO MAR ALTAMENTE DEFICITÁRIA EM MANUTENÇÃO
Também transita na articulação Câmara Municipal de Torrese Poder Executivo – mesmo em período de recesso das sessões ordinárias – o Pedido de Providências, do vereador Zé Milanez (PL), que pede que seja realizada a poda das árvores na Avenida Caxias do Sul (Praia Paraíso), com a entrada para RS-389 (Estrada do Mar). A justificativa do vereador é a de que esta vegetação sem poda atrapalha a sinalização do o à entrada da última praia da zona sul de Torres, na divisa com o município de Arroio do Sal.
Sugiro que esta nova prefeitura avalie bem uma articulação mais próxima com o Departamento Autônimo de Estradas e Rodagem (Daer) para que façam juntos intervenções na Estrada do Mar como esta que o vereador sugere, um tanto difusa acerca da competência. É que a estrada que liga o centro de Torres às praias do Sul (e aos municípios mais ao sul de Torres) está municipalizada em um trecho. E está com a sinalização de pista totalmente apagada, tanto no trecho atualmente sob jurisdição do município de Torres (entre Faxinal e Avenida Castelo Branco), quanto no resto da Estrada do Mar, o que a torna perigosamente desassistida pelo poder público em geral.
Agora resta ‘rezar’ para armos o Carnaval sem baixas por conta de acidentes na via. Amém.
“ROLETA RUSSA” NA ESQUINA
A vereadora torrense Carla Daitx (PP) foi mais uma edil pedindo para que a prefeitura coloque lombofaixa ou solução similar na esquina da Rua São Pedro com a Rua Caxias do Sul – importante área que liga o bairro São Francisco à Praia da Cal. É que, após a rua São Pedro ser asfaltada, motoristas desavisados am direto pela esquina preferencial (Caxias do Sul) sem frear, numa espécie de Roleta Russa (jogo macabro em que o tambor de um revólver, com uma bala apenas, é girado e apontado para a cabeça do jogador, que aperta o gatilho).
Particularmente, eu já presencie um carro ar ‘chispando’ na São Pedro na minha frente, quando eu vinha na preferencial (a Caxias do Sul), rua que até pouco tempo era a única asfaltada naquela região.
A rua chegou a ser tema de implicância da oposição ao governo Carlos no ano ado – por conta de ser rua asfaltada onde, casualmente, o agora ex-prefeito comprou uma casa, sugerindo (como qualquer oposição faria) que o mandatário o fez por conta de vantagem própria.
Acho que a lombo-faixa sugerida pela vereadora Carla, acompanhada de uma placa de PARE em cima e outra palavra pintada embaixo (asfalto) seria uma solução sim. O asfalto está tão bom que as pessoas deduzem que se trata a São Pedro de rua preferencial. E até lá, torcer que a ‘roleta russa’ viária não seja ativada….