Dentre vários assuntos tratados na reunião mensal do Conselho de Saúde de Torres, realizada na terça-feira (13 de maio), foi pautado o encaminhamento da posição final dos conselheiros acerca do ree de R$ 3 milhões – encaminhados da sobra de recursos da Câmara Municipal de Torres, que então foi direcionado para que seja reado ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) – em nome do presidente da Câmara em 2024, vereador Rafael Silveira.
Segundo afirmou a presidente do Conselho, Fernanda Borkhardt, a entidade vai usufruir de sua autonomia de decisão sobre os assuntos relacionados a reas externos ao orçamento do Sistema de Saúde de Torres, que por sua vez deliberou que os valores têm, sim, que ser reados ao HNSN. É que a prefeitura de Torres está reticente em fazer a liberação dos valores, conforme informações readas ao Conselho.
Fernanda encerrou o assunto pedindo a secretária de Saúde de Torres, Neusa Oriques, presente na reunião, para que encaminhe ao prefeito Delci o pedido de urgência nesta liberação, por conta de o hospital estar contando com o recurso (que já estaria fazendo muita falta).
O conselheiro Silvano Borja lembrou, ainda, que, com a inflação atual, os bens e serviços projetados para serem adquiridos pelo hospital após quatro meses de tempo (entre a liberação e a destinação), acaba ficando mais caros – em alguns casos até inviabilizando algumas aquisições – em decorrência dos preço que sobem de forma sistêmica (enquanto o valor está congelado).
A presidente do Conselho torrense afirmou, finalmente, que “vai defender a liberação dos valores em nome do Conselho de forma sistêmica” e pediu para que este recado fosse dado ao prefeito de Torres.
Conselho de Saúde exige que Prefeitura libere R$ 3 milhões destinados pela Câmara ao Hospital de Torres 5e28i
Segundo afirmou a presidente do Conselho, Fernanda Borkhardt, a entidade vai usufruir de sua autonomia de decisão e cobrar o ree de forma sistêmica 4444w


Publicado em:
Política