A Secretaria de Educação de Dom Pedro de Alcântara está dando um importante o rumo à modernização da gestão escolar. O município está implementando o sistema i-Educar, da empresa Portábilis – uma ferramenta amplamente reconhecida pela eficiência na organização de informações escolares e na automatização de processos istrativos.
Segundo Renato Borges, responsável pelo setor de inovação, informática e comunicação da Prefeitura, a iniciativa busca resolver problemas históricos, como a lentidão nos processos e a dependência de registros manuais em papel. “A gestão educacional era muito lenta. Com o novo sistema, esperamos modernizar e trazer mais agilidade para as atividades da Secretaria”, afirmou.
Mais de 100 servidores da educação já foram capacitados para utilizar as novas ferramentas, e a previsão é que o sistema entre em funcionamento o mais breve possível.
Funcionalidades que fazem a diferença
Entre os recursos com maior potencial de impacto, a secretária de Educação e Cultura, Talía da Luz Vieira, destaca a funcionalidade voltada ao Censo Escolar, que permite a exportação de dados de forma rápida, precisa e automatizada. Esse recurso elimina a necessidade de longas horas de preenchimento manual, reduzindo significativamente a margem de erro e aumentando a segurança e a confiabilidade no envio das informações ao sistema do Educacenso.
O i-Educar oferece uma gestão integrada e eficiente, com controle completo de matrículas, turmas, notas e frequência dos alunos. Complementando o sistema, o aplicativo i-Diário permitirá que os professores registrem informações diretamente em sala de aula, facilitando o acompanhamento das atividades escolares em tempo real e agilizando a rotina pedagógica.