O Cineclube Torres apresenta “Mia Madre”(Minha Mãe) de Nanni Moretti na próxima segunda-feira dia 26, às 20h, como sempre com entrada franca. O filme italiano encerra o ciclo de maio sobre “Maternidades”, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto da UP Idiomas (Rua Pedro Cincinato Borges, 420, Centro de Torres).
O diretor e ator Nanni Moretti que já trabalhou o sentimento da perda no premiado filme “O Quarto do Filho”, depois de mais uma década, volta a abordar o tema, desta vez ficando como ator coadjuvante.
A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Sobre o filme
No filme ‘Mia Madre (2015)’, a durona diretora de cinema Margherita, durante a gravação de um novo filme, a por uma crise existencial ao ter que lidar com a separação, com problemas com as filhas e, ao mesmo tempo, com a doença e inevitável perda de sua mãe.
O filme emocionou público e critica, obtendo o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cinema de Cannes, em 2015, enquanto a tocante interpretação da protagonista Margherita garantiu na Italia um grande número de indicações e prêmios
“Neste filme, Nanni Moretti abdica do humor, componente tão presente em algumas de suas realizações, estreitando o foco numa personagem atingida em cheio pela gradativa consciência da própria fragilidade.” (Marcelo Müller, Papo de Cinema)