Na sexta-feira ada (23 de maio), a Câmara de Vereadores de Torres sediou a audiência pública para elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAR) da Lei Aldir Blanc. Após debates com representantes da comunidade cultural presentes, ficou definido que 25% dos recursos serão destinados para necessárias melhorias no prédio do Museu Municipal de Torres, sendo os outros 75% para projetos artístico-culturais. Durante o evento, foram abertas inscrições para uso da tribuna, permitindo que artistas e produtores compartilhassem suas propostas e opiniões.
Estiveram presentes o vice-prefeito André Pozzi, o secretário da Cultura e do Esporte, Blando Ferreira, a diretora de Cultura Mini Lages, servidores da pasta e os vereadores Moisés Trisch e Claudio Freitas.
Conforme a comunicação da Prefeitura de Torres, a participação ativa da comunidade foi essencial para a construção coletiva do plano, reforçando a transparência e o diálogo na gestão pública. “A istração municipal ressalta a importância da participação popular nas audiências públicas, que são fundamentais para a definição de políticas culturais democráticas e alinhadas às necessidades locais. Novas oportunidades de debate serão promovidas para fortalecer a cultura no município”, concluí a comunicação da municipalidade.
Cerca de R$1,25 milhão para Torres pelo PNAB
Na última semana, a prefeitura de Torres oficializou a adesão do município à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), assegurando R$ 1.258.538,48 para fomentar a cultura local nos próximos quatro anos. O recurso é destinado a ações como editais, programas e manutenção de espaços culturais, visando reforçar o setor artístico e cultural do município.
A implementação dos recursos será acompanhada pela Secretaria Municipal da Cultura e do Esporte, que definirá as prioridades em diálogo com a comunidade.