A primeira fase das obras de mais de 30 quilômetros de redes coletoras de esgoto, que serão implantadas pela Corsan na Vila São João, em Torres, foi anunciada à comunidade na noite desta quarta-feira (21), no CTG Porteira Gaúcha. O encontro, denominado ‘Afluentes’, foi realizado especialmente para dialogar com os moradores do bairro e esclarecer dúvidas, compartilhando informações sobre a obra que fará parte do dia a dia da localidade até a conclusão, assim como os benefícios promovidos pelo sistema de esgotamento sanitário, quando o ciclo se completa com a ligação das casas à rede, a coleta e o tratamento dos resíduos domésticos.
No dia do aniversário de 147 anos de Torres, a Companhia convidou a comunidade da Vila São João para que participem das etapas das obras que irão possibilitar a coleta e o tratamento adequado do esgoto produzido no bairro. “É de grande importância para a Corsan que todos os moradores da Vila São João estejam presentes e participativos. Queremos ouvi-los, atender às demandas e identificar e sanar possíveis situações que são suscetíveis durante o percurso de uma obra, de pequeno ou grande portes”, afirmou o gerente regional de Relações Institucionais da Corsan, Luciano Brandão, informando que 1.478 famílias serão atendidas ao longo dos mais de 30 mil metros de redes de esgoto e ramais de ligação, em um investimento de R$ 6,3 milhões.
As principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião foram a substituição do sistema de fossa e filtro pela ligação à rede pública de coleta, as ruas contempladas, as tarifas, os prazos para a repavimentação e o período para solicitação da conexão à rede de esgoto, além da data de início das obras, prevista para a primeira semana de junho. Dicas de segurança e conduta também foram apresentadas.
Rosi Matos, cabelereira da Vila São João, que há 20 anos tem o estabelecimento comercial localizado às margens da BR 101, comemorou os resultados da reunião e, principalmente, a chegada da coleta e do tratamento de esgoto no bairro. “É uma obra que estamos aguardando há muito tempo. Nesta reunião tivemos todos os esclarecimentos e é muito importante sabermos que a Corsan nos auxiliará durante o período das obras e, também, após a conclusão”, pontua. “Para quem tem comércio na BR 101 é um sonho realizado. Uma necessidade básica que será atendida para toda a comunidade. Temos gastos altos a cada dois ou três meses com o serviço do caminhão que retira o esgoto” relata Rosi, que também atua como presidente da associação do bairro.
Controle dos prazos de execução das obras
Outro ponto em destaque durante o encontro, foi a gestão assertiva entre a Corsan e a prefeitura de Torres. Com reuniões quinzenais, a programação dos serviços e demais pontos de atenção são discutidos e ajustados, se necessário, resultando em eficiência e benefício a todos.
A Companhia ressaltou o controle dos prazos de execução de todas as etapas da obra e as regras contratuais. “Estabelecemos um cronograma de trabalho com datas viáveis e seguras, respeitando as fases da obra para entregar qualidade no serviço prestado. Com este controle temos o prazo de 18 meses para finalizar e disponibilizar as ligações na rede de esgoto à comunidade da Vila São João”, informou o coordenador de Operações de Torres, Rodrigo Lupim.
“Estamos aqui pedindo permissão para ampliar a qualidade de vida, melhorar os indicadores de saúde com a redução de doenças, preservar o meio ambiente, promover o crescimento sustentável do município e contribuir para a valorização dos imóveis, pois estes são alguns dos benefícios que o saneamento traz às comunidades”, disse a analista de responsabilidade social da Corsan, Cristiane Medeiros.
Além dos moradores da Vila São João, autoridades municipais também participaram da reunião, conduzida pelas equipes de Engenharia, Operação, Responsabilidade Social e Institucional da Corsan. Estiveram presentes o prefeito Delci Dimer, o presidente da Câmara Municipal, Igor Bereta, e o vereador Rogerinho e a Vereadora Deise, que reforçaram o compromisso do poder público com a ampliação da infraestrutura de saneamento básico no município.
Plantão social
Na próxima segunda-feira, 26, profissionais da Responsabilidade Social da Corsan estarão na Praça da Avenida, na Vila São João, das 10 às 14 horas, para atender as pessoas que não puderam participar do encontro já realizado. A equipe de campo também fará visitas às residências, com divulgação prévia, para levar informações sobre segurança e detalhamento das obras, identificados com uniforme e crachá da Companhia.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter o à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.