Resumo de notícias do dia – nacionais/ internacionais (07 de maio) 4z1ga

Síntese de NOTÍCIAS  DO DIA  (quarta-feira, 07/05) na Cultural FM – Torres/ Brasil Progressista TV 1v6a33

Imagem: Pixabay
7 de maio de 2025

.

www.culturalfm875.com

 

INTERNACIONAIS

– Do Vaticano, as informações sobre a escolha do novo Papa. Na véspera do início do conclave, os cardeais tiveram a última congregação geral antes do isolamento.

– Mario Grech, o cardeal que defende LGBTQIA+, divorciados e ordenação de mulheres —e é um dos favoritos para ser o novo papa – Originário de uma paróquia pequena, Grech era um dos principais aliados do papa Francisco e tem defendido mudanças como a bênção para casais do mesmo sexo, a inclusão de mulheres na Igreja e a comunhão de católicos divorciados.

– A Índia atacou o Paquistão e aumentou ainda mais a tensão entre os dois países.

– Em Washington, o primeiro-ministro  Mark Carney, do Partido Liberal,  disse a Donald Trump que o Canadá não está à venda.

– Conservador Friedrich Merz toma posse como primeiro-ministro da Alemanha

– China e EUA anunciam encontro na Suíça em meio à guerra comercial; Reunião deve ocorrer no sábado (10), em Genebra, entre o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng. Tarifas são tema central.

 

NACIONAIS

– O Brasil subiu cinco posições no ranking de desenvolvimento humano das Nações Unidas. O aumento da renda e a melhora nos indicadores de saúde puxaram o índice.

– Em Brasília, a primeira turma do STF tornou réus mais sete acusados de tentativa de golpe de estado.

– PDT dividido na Câmara diz que não está mais na base aliada do Governo. Senado discorda e permanece na base.

– Dia da Matemática: mais da metade das crianças brasileiras não sabe resolver estas 10 questões; faça o quiz g1

– Câmara aprova projeto que cria 18 novas vagas de deputados federais; alguns estados que vão ganhar cadeiras

– Fraude no INSS: PF apreende cadernos com anotação de suposta propina para cúpula do órgão. Material com menção a ‘Virgilio 5%’ e ‘Stefa 5%’ foi apreendido no DF, no escritório do ‘Careca do INSS’. Suspeita é que percentuais se referiam a ex-procurador e ex-presidente do INSS.

– Senado pode aprovar o PL 2159/21, que destrói o licenciamento ambiental, pondo em risco nossa saúde e o meio ambiente. Ele permite empreendimentos de alto risco sem fiscalização, aumentando a chance de desastres, como em Mariana e Brumadinho.

 

CAPAS DOS JORNAIS DO CENTRO DO PAÍS E POA

*O GLOBO-Conclave mais global da História procura Papa  à feição de Francisco

*O Estado de SP- India lança operação militar contra Paquistão. Os dois países possuem armas nucleares

*Folha de SP – Governo Lula avalia usar verba pública para devolver desconto irregular do INSS – Ideia é que Executivo depois cobre das entidades fraudadoras

*ZERO HORA – Agricultores familiares terão até R$ 30 mil para recuperação pós-enchente. Plano estadual beneficiará 15 mil produtores

 

 

‘Pope makers’: os cardeais que atuam como ‘cabos eleitorais’ para escolher novo papa | O Assunto G1

 

A partir desta quarta-feira (7), 133 cardeais de 70 países vão participar do conclave para eleger o novo papa. As articulações em torno de cardeais “papáveis”, no entanto, começa antes do conclave, como explica a vaticanista Mirticeli Medeiros em conversa com Natuza Nery no episódio do podcast O Assunto.

“Para cada grupo de cardeais existe um ‘pope maker’, que se articula e ajuda os indecisos”, explica Mirticeli. Os “pope makers” são cardeais que funcionam como uma espécie de “cabo eleitoral” para promover determinadas alas da Igreja Católica.

Os “pope makers” entram em cena dias antes do conclave, quando os cardeais se reúnem nas chamadas Congregações Gerais, reuniões para discutir temas diversos sobre a Igreja e que terminam ao meio-dia.

Mirticeli explica que, depois dessas reuniões, é que começam as articulações políticas em torno de diferentes nomes.

“A reunião pré-conclave, de fato, acontece à tarde, quando os cafés informais começam a se estruturar”.

“Existe toda essa essa articulação, nos cafezinhos, nas Congregações Gerais, dos cardeais que falam a mesma língua, ou do mesmo país, ou do mesmo continente”, conta. Ela explica que esses grupos se reúnem para tentar promover uma determinada figura.

Segundo Mirticeli, foi isso o que aconteceu como o papa Francisco. “Ele teve um excelente pope maker, que foi o cardeal [Óscar Rodríguez] Maradiaga, um homem extremamente influente, hondurenho, que conseguiu levar o nome do papa Francisco adiante”, lembra. Marafiaga se manteve como conselheiro de Francisco e era um representante da ala progressista da Igreja.

 

Cardeais-candidatos – Mirticeli explica que, ao entrar na Capela Sistina, os cardeais costumam chegar com cinco possíveis nomes “papáveis”.

“Se existir uma divisão, ela provavelmente não foi completamente sanada nas reuniões do pré-conclave”, diz. É por isso que, antes do conclave para escolher o sucessor de Francisco, cardeais deixaram clara a expectativa de que a escolha do novo papa seja feita em, no máximo, três dias.

Além de vaticanista, Mirticeli é Ph.D em História do Catolicismo pela Universidade Gregoriana. Ela explica que o jogo político sempre pairou sobre os conclaves. “Estamos falando de um chefe de estado que está sendo eleito”, diz, ao lembrar que o Vaticano tem relações formais com 184 países.

“Estamos falando de um processo eleitoral comum. Claro, a gente não tá falando de uma interpretação, não tá trazendo aqui uma interpretação teológica do conclave, que as pessoas acreditam que o Espírito Santo conduz”.

 


Publicado em: Geral






Veja Também 2jd3v





Links Patrocinados 403o1u